Seg. Mar 31st, 2025

Senhores, liguem os motores.

Ou, como diria o profeta de Owensboro: Boogity-boogity-boogity!

Chegou a hora de descobrir quem tem o que é preciso para enfrentar a temporada regular da Cup Series e, quem sabe, chegar aos playoffs com toda a força.

Vamos correr!

O quê? Ah, sim, já estamos na terceira semana do calendário de 2025, o que significa que um décimo segundo da temporada já ficou para trás (Matemática!). Mas a verdade é que ainda sabemos muito pouco, especialmente depois de duas corridas em superspeedways e uma em circuito misto.

Depois do fim de semana em Austin, pelo menos ficou claro que Shane van Gisbergen não vai dominar todas as provas em circuitos mistos, e que Ross Chastain continua capaz de fazer manobras extremamente agressivas. Mas quem está com um bom desempenho? Quem precisa de um ás na manga? E quem talvez tenha que desistir e esperar por uma nova oportunidade?

Primeira marcha: Ovais em destaque e sem limites de velocidade

O calendário da Cup Series inclui seis corridas em circuitos mistos e seis “plate-races” – duas em Daytona, Talladega e Atlanta, onde as regras limitam a potência dos motores e tornam as provas imprevisíveis.

Isso já representa uma parte considerável da temporada, mas ainda restam 24 corridas em ovais, com distâncias que variam entre meia milha e 2,5 milhas. E todas sem limitadores de velocidade ou curvas para a direita.

Nos próximos seis domingos, teremos uma boa variedade de ovais que ajudará a definir quem são os reais candidatos ao título em 2025. As pistas incluem Phoenix, Las Vegas, Homestead, Martinsville, Darlington e Bristol.

Se dermos uma olhada na parte inferior da classificação após três semanas, veremos alguns pilotos que estão ansiosos por desafios mais tradicionais da NASCAR. Entre eles estão Ty Gibbs (35.º na classificação), Daniel Suárez (29.º), Brad Keselowski (26.º) e Ross Chastain (20.º).

Segunda marcha: Ross Chastain faz uma declaração de intenção

Chastain teve uma temporada decepcionante em 2024. Para piorar, ele abandonou a corrida de Daytona deste ano e terminou em 40.º. Mas conseguiu se recuperar em Atlanta, terminando em oitavo.

No Circuit of the Americas, ele não perdeu tempo para tentar reverter sua sorte. Logo na primeira curva da primeira volta – uma curva fechada e complicada – ele jogou o seu Chevrolet n.º 1 para dentro e acabou tocando o Chevrolet n.º 9 de Chase Elliott, entre outros pilotos.

A temporada de NASCAR está apenas a começar, e com as próximas provas em ovais, a disputa promete esquentar ainda mais.